A Endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e à análise das glândulas endócrinas, avaliando seu funcionamento e investigando doenças relacionadas quando necessário. Dentre as principais áreas de atuação, estão:
- Diabetes (Mellitus Tipos 1 e 2, Gestacional e outros tipos de Diabetes)
- Sobrepeso e Obesidade
- Distúrbios do Colesterol e de Triglicerídeos
- Doenças da Tireoide (Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Nódulos e cistos de tireoide)
- Doenças Ósseas (Osteopenia, Osteoporose)
- Doenças das Paratireóides (Hiperparatireoidismo, Hipoparatireoidismo)
- Doenças da Hipófise (Hiperprolactinemia, Doença de Cushing, Acromegalia)
- Doenças da Adrenal (Suprarrenal)
- Irregularidade Menstrual/ Climatério/ Menopausa/ Andropausa
Cada glândula do nosso corpo é responsável pela produção de substâncias específicas que são chamadas de hormônios. Essas substâncias tem como função a regulação do nosso metabolismo e estão em atividade todo o tempo. Por isso, quando há uma produção deficiente ou excessiva dos hormônios, o equilíbrio do nosso organismo pode ser afetado.
Se você já tem diagnóstico e está sem acompanhamento ou se você suspeita que pode ter alguma alteração dentre as listadas acima, você deve procurar um Endocrinologista.
Dessa forma, a consulta com um endocrinologista é necessária em diversos casos, uma vez que a especialidade trata um conjunto grande de doenças, como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas na tireóide, osteoporose,entre outras.
Além das situações acima, você deve procurar um endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo. Entre eles, vale destacar: distúrbios de sono, cansaço excessivo, dificuldade em ganhar ou perder peso, mudanças nos ciclos menstruais, aumento na quantidade de pelos e sintomas da menopausa e andropausa.
A bioimpedância é um exame destinado à avaliação da composição corporal, que fornece informações precisas sobre o estado nutricional de cada pessoa.
O procedimento é realizado com o auxílio de uma balança especial, que dispara uma corrente elétrica completamente indolor. Essa energia passa entre os tecidos e calcula a quantidade de massa magra (músculo), gordura e água presentes no corpo. Além da composição corporal, o exame estima as calorias que o corpo queima ao longo do dia, de acordo com sexo, idade, altura, gerando uma cálculo de gasto metabólico individual. Com essas informações, é possível estimar o gasto calórico que cada atividade física gera para pessoa avaliada, permitindo dar melhores orientações no processo de perda e manutenção de peso.